«And some people say that it's just rock 'n' roll. Oh but it gets you right down to your soul» NICK CAVE

terça-feira, março 18, 2014

Meninos bandidos



Dead Combo têm cá fora novo álbum: A bunch of meninos (vídeo) O guitarrista Tó Trips explica a crítica puxada para título: “O título já é uma história antiga, de 2008, quando o nosso produtor e técnico de som, o Helder Nelson, numa viagem para a Holanda, quando íamos lá tocar, se referiu ao governo da altura: ‘Estes gajos são a bunch of meninos’ e a expressão perdurou até aos nossos dias e achámos por bem usá-la.”

Embora admitam a existência de metáforas políticas no álbum, o sexto de originais, afirmam que «não [é] um disco político» (revista Actual de 8 de Março de 2014). Verdadeiramente, um menino é um «gajo armado em mau, em alguma coisa que ao fim ao cabo não é», diz Tó Trips. «Dá-se a conhecer por isto ou por aquilo, mas no fundo é um menino.»

Pedro Gonçalves, o outro elemento do duo, refere que, «no texto do álbum há uma coisa um bocado reboscada. Falo de um mexicano com um casaco de pele de coelho. É uma alusão um bocado estúpida ao nosso primeiro-ministro... É, assim, o bandido.» Apesar disso, considera que têm uma «atitude política deslocada dos Dead Combo. Sempre concordámos que podemos ter a nossa atitude política como cidadãos, mas como artistas é outra conversa.»

O guitarrista Tó Trips acrescenta: «os meninos podemos ser nós. Na capa, estamos armados em maus... É uma encenação, uma ficção, uma história. Como aquela frase "o país está melhor, mas as pessoas não" [proferida por um parlamentar do partido do actual Governo]. Mas, afinal, que país é esse? Que ficção é essa? O país são as pessoas, penso eu.»

Recorde-se que, em Outubro de 2013, António Lobo Antunes escreveu na sua crónica, na Visão de 31 de Outubro de 2013: «Qual Governo? É que não existe governo nenhum. Existe um bando de meninos, a quem os pais vestiram casaco como para um baptizado ou um casamento".» Mais recentemente, o general Garcia dos Santos afirmou que os «políticos que temos hoje são uns garotos» (jornal I de 17 de Março).

Vídeo do tema A bunch of meninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário